Diagnóstico da oesteoartrite do joelho
Prof. Dra. Julia M. D. Greve
23/01/2019
A osteoartrite (ou osteoartrose) do joelho é uma doença muito comum e atinge 19% de toda a população adulta. Pode evoluir com dor, deformidade, rigidez da articulação e incapacidade para andar.
Os principais fatores que predispõem à doença são: idade avançada, sobrepeso ou obesidade e fatores constitucionais e genéticos. O sobrepeso (IMC 25-30) e obesidade (IMC > 30) são muito frequentes em pacientes que evoluem com muita dor e incapacidade. O isolamento social e sedentarismo podem piorar a evolução da doença.
A sobrecarga sobre a articulação (sobrepeso) causa lesão da cartilagem. A cartilagem é o tecido que reveste as superfícies articulares do joelho. É uma espécie de esponja, que absorve o impacto durante os movimentos e ajuda na distribuição das pressões pela superfície articular.
A osteoartrite, caracterizada como uma doença degenerativa, é causada pelo desgaste / lesão da cartilagem articular do joelho. Evolui como um processo inflamatório que atinge, também, as outras estruturas da articulação. A inflamação do joelho causa derrame articular, calor e rubor (Figura 1). Este processo pode agravar ainda mais o dano inicial da cartilagem.
Figura 1: fonte
A lesão da cartilagem articular é evolutiva e, muitas vezes, irreversível. Importante saber é que podemos e devemos fazer a prevenção da lesão da cartilagem: combatendo os fatores predisponentes e fortalecendo a musculatura dos membros inferiores. O músculo forte é um dos melhores protetores contra a sobrecarga articular e lesão da cartilagem.
A osteoartrite do joelho precisa ser diagnosticada e tratada, desde o primeiro sintoma ou crise, para que se limitem os danos e lesões secundários ao processo inicial. A Figura 2 demonstra como uma lesão não tratada pode vir a evoluir.
Figura 2: fonte
Nas fases iniciais da doença, porém, o quadro clínico não é tão exuberante como o anteriormente descrito. A presença de dor aos esforços, subir ou descer escadas, agachar-se, caminhar, presença de crepitação (barulho ao movimentar o joelho) pode ser um sinal inicial da osteoartrite, e precisa ser investigado.
Já nesta fase, é muito importante procurar um médico para o diagnóstico e conduta mais adequada. Fundamental é fazer o diagnóstico correto, antes de iniciar qualquer tratamento. O diagnóstico é feito pelo exame físico e pelos exames de imagem, desde a radiografia simples até a ressonância magnética, que mostra com mais precisão a lesão da cartilagem.
O principal achado radiológico é a diminuição do espaço articular que quando associado ao quadro clínico de dor e incapacidade fecha o diagnóstico de osteoartrite.